18 Março

Empresas do Simples devem entregar a DEFIS até dia 31 de março.

Termina em 31 de março o prazo para a entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais - DEFIS, relacionada às empresas do Simples Nacional em situação normal, e referente ao ano-calendário 2015. A Defis deve ser preenchida e transmitida pela Internet, por meio do aplicativo disponível na RFB, no Portal do Simples Nacional.

postado em 18/03/2016

Termina em 31 de março o prazo para a entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais - DEFIS, relacionada às empresas do Simples Nacional em situação normal, e referente ao ano-calendário 2015. A Defis deve ser preenchida e transmitida pela Internet, por meio do aplicativo disponível na RFB, no Portal do Simples Nacional. Desde o ano-calendário de 2012, as informações socioeconômicas e fiscais, que antes eram prestadas na DASN, passaram a ser declaradas anualmente por meio da Defis, disponível em módulo específico no PGDAS-D. Uma observação importante deve ser feita a respeito do PGDAS-D. O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - Declaratório (PGDAS-D) é um sistema eletrônico para a realização do cálculo do Simples Nacional, e as informações por ele enviadas à Receita Federal tem caráter declaratório. Isso significa que tais informações constituem confissão de dívida e instrumento hábil e suficiente para a exigência dos tributos e contribuições que não tenham sido recolhidos, e deverão ser fornecidas à RFB até o vencimento do prazo para pagamento dos tributos devidos no Simples Nacional em cada mês, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês anterior. Toda ME e EPP está obrigada a informar, pela DEFIS, o valor correspondente ao ganho de capital, a quantidade de empregados no início e no final do período abrangido pela declaração, a receita proveniente de exportação direta, caso a pessoa jurídica tenha informado no PGDAS, a receita proveniente de exportação por meio de comercial exportadora (detalhando o CNPJ das empresas comerciais exportadoras e o valor de cada operação) e, por fim, caso a ME/EPP mantenha escrituração contábil e tenha evidenciado lucro superior ao limite de que trata o § 1º do art. 131 da Resolução CGSN nº 94/2011, no período abrangido por esta declaração, a empresa deve informar o valor do lucro contábil apurado.

Continue lendo

18 Março 2016

Empresas do Simples devem entregar a DEFIS até dia 31 de março.

18 Março 2016

12 passos para vender soluções fiscais

18 Março 2016

Prós e contras de ser um contador autônomo

18 Março 2016

A empresa pode reter carteira de trabalho de quem se demite?

18 Março 2016

Limite de abatimento no imposto devido deste ano é de R$ 1.182,20

18 Março 2016

Minha empresa proibiu celular no trabalho. Isso é legal?


17 Março 2016

Como conseguir a restituição logo no primeiro lote - Imposto de Renda

17 Março 2016

Quais são as DESPESAS DEDUTÍVEIS no IRPF 2016 e as que não são!

17 Março 2016

Aumento de impostos sobre doação reforça importância de planejamento sucessório

17 Março 2016

Quem será fiscalizado pela Receita Federal em 2016?

17 Março 2016

Empresa que adere a parcelamento de tributos não tem direito a restituição

17 Março 2016

Empresas podem recuperar, em média, R$ 650 mil em créditos tributários, reduzindo os próximos recolhimentos e aquecendo o seu fluxo de caixa

Visualizações  acesso gratis